terça-feira, 12 de maio de 2009

Defender e conservar a qualidade da água

Sendo a água um bem precioso e indispensável à vida, todos os cidadãos têm o dever de a defender, preservar e utilizar com cuidado. Para defender e preservar a qualidade da água é necessário:
Tratar as águas residuais.
Poupar água.
Para poupar água podemos adoptar no nosso dia-a-dia um conjunto de acções, tais como:
· Ao lavar os dentes não deixes a torneira aberta com a água sempre a correr. Abre-a só para lavar a escova ou enxaguar a boca.
· Prefere os duches aos banhos de imersão. Desliga o chuveiro enquanto te ensaboas ou lavas o cabelo.
· Acumula as peças de roupa suja e lava tudo de uma só vez. Liga a máquina apenas quando estiver cheia e utiliza a menor quantidade possível de detergente. Se lavares a roupa no tanque, deixa a torneira fechada enquanto a ensaboas ou esfregas.
· Antes de lavar louça, raspa os restos de comida e deixa de molho as peças muito sujas. Usa a máquina quando estiver bem cheia e com o mínimo de detergente. Se lavares a louça à mão... já sabes! Deixa a torneira fechada enquanto a ensaboas ou esfregas. Abre-a apenas na altura de a enxaguar.
· Utiliza o autoclismo apenas quando for necessário. Deixa a válvula da descarga regulada para não gastar muita água.
· Ao lavar o pátio ou o carro, em vez da mangueira, usa uma vassoura e um balde com água (que podes encher mais do que uma vez).Ao regar as plantas do jardim usa um regador e não a mangueira.

Sem comentários:

Enviar um comentário